Caso de Sucesso: De estagiários a contratados

07.08.23 - 12H07
ex-estagiários

Celeste, Lindalva, Beatriz, Clevison, Letícia e Katarina (da esquerda para direita) são terceirizados da Autarquia que iniciaram sua jornada como estagiários.

Estagiar é uma forma comum de adquirir experiência e conhecimento, mas no competitivo mundo do mercado de trabalho isso não é garantia de efetivação. A Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde já treinou centenas de estudantes de níveis escolares diversos. Alguns estagiários que se tornaram parte essencial da equipe, onde mostraram seus talentos, com dedicação e habilidades notáveis de forma mais duradoura, conquistando uma vaga de trabalho como terceirizados.

Letícia Ferraz, de 25 anos, e Maria Celeste, de 39, são formadas em Ciências Contábeis e Maria Lindalva, 36 anos, bacharel em direito e, durante a graduação, encontraram a primeira oportunidade como estagiárias na Ampass. Elas encaram o estágio como uma oportunidade para ganhar experiência e construir suas redes profissionais. No entanto, Letícia, Celestes e Lindalva se destacaram rapidamente por sua proatividade, excelentes habilidades nas suas áreas de atuação e comunicação eficiente. O reconhecimento veio por meio dos gestores das suas unidades, que as recomendaram para a efetivação como terceirizadas, assim que surgiu a oportunidade. Desde 2018, como funcionárias terceirizadas, Letícia e Celeste são uma peça fundamental na equipe financeira da Autarquia, onde suas visões analíticas e contribuições são valorizadas, já Lindalva é substancial para a gerência de cadastros, tratando os processos de pensão com muito zelo, atenção e cuidado.

Katarina de Albuquerque, de 25 anos, e Clevison Bezerra, de 31, também são talentos que foram descobertos na gerência administrativa-financeira da Autarquia. Enquanto estudantes de ciências contábeis, eles estagiaram durante dois anos na unidade administrativa e financeira e de gestão e na divisão de orçamentos e finanças, respectivamente. Após meses do final do estágio, quando surgiram vagas na unidade financeira, eles foram escolhidos para preenchê-las. Agora formados, eles retornaram a Ampass, Katarina, em 2021, e Clevison, em 2022, e vêm demonstrando cada vez mais dedicação e proatividade.

Beatriz Sales é a mais recente contratação da Reciprev. Ela estagiou por dois anos na assessoria da comunicação e se destacou pela sua habilidade de aprender rapidamente, criatividade e saber lidar com situações de pressão. Seu desempenho notável e dedicação levaram a Autarquia a oferecer a ela uma posição na assessoria, em julho deste ano, já emendando seu estágio com o contrato.

As histórias de Letícia, Celeste, Lindalva, Katarina, Clevison e Beatriz são exemplos inspiradores de como o talento e a dedicação podem abrir portas para oportunidades inesperadas. O estágio, muitas vezes visto como uma etapa transitória, pode se tornar uma jornada transformadora que leva à efetivação, no caso da Autarquia, como terceirizado. Esses jovens profissionais demonstram que, ao abraçar desafios, aprender constantemente e se comprometer com o sucesso do órgão, é possível construir uma carreira sólida e promissora.

O direitor-presidente da Ampass, Marconi Muzzio, acredita que o estágio é uma ferramenta de descobrir novos talentos que contribuem para o crescimento e inovação. “Embora as trajetórias de cada pessoa sejam únicas, fica evidente que o estágio pode ser o ponto de partida para uma carreira de sucesso. Por isso que a Ampass investe na capacitação e valorização de seus estagiários, pois isto pode trazer benefícios mútuos”, enfatizou Marconi.