Reciprev obtém nota máxima em indicador da Secretaria de Previdência do Governo Federal

09.07.20 - 09H07
ISP
Autarquia é o único RPPS entre as capitais do país e único de toda região nordeste a receber a classificação A.


Nesta quarta-feira, 07, a Secretaria da Previdência divulgou o Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS) de 2019. O indicador avalia vários aspectos do RPPS, atribuindo notas a fatores relacionados a três pilares: gestão e transparência, situação financeira e situação atuarial. 

O ISP foi criado em 2017, mas é a primeira vez que apresenta resultados individuais, antes os dados eram apresentados de forma consolidada. Nessa nova metodologia a Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Reciprev) figura entre os doze RPPS com nota máxima no indicador que avalia mais de 2 mil regimes próprios.

No aspecto Gestão e Transparência são avaliados critérios como obtenção e manutenção do CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária), envio de informações previdenciárias através do sistema Cadprev e classificação obtida no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS). Relativo ao pilar Situação Financeira, são levados em consideração a suficiência financeira do regime de previdência, sendo esta calculada pela razão entre receitas e despesas previdenciárias e a acumulação de recursos, relativos ao aumento ou decréscimo de patrimônio devido a receitas e rendimentos. 

Por último a Situação Atuarial é avaliada pelo Indicador de Cobertura dos Compromissos Previdenciários, este avalia a solvência do plano de benefícios considerando para isso a razão entre a projeção de benefícios concedidos e a conceder e as aplicações financeiras do RPPS. A Reciprev obteve nota máxima em cinco dos seis itens avaliados, obtendo classificação final máxima do ISP-RPPS e sendo enquadrada como perfil atuarial IV. 

"A Autarquia é o único RPPS entre as capitais do país e único de toda região nordeste a receber esta classificação. O resultado reflete a qualidade do trabalho realizado e dá visibilidade aos servidores e a sociedade em geral da situação da previdenciária dos servidores públicos do município de Recife", comemorou Manoel Carneiro, Diretor Presidente da Reciprev.