Reciprev reduz meta atuarial

14.05.20 - 13H12
Cmp 2020

Em meio aos efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus no ambiente econômico, o Fundo Previdenciário Reciprev da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores, a exemplo de outros RPPS e Fundos de Pensão, viu a necessidade de alterar a política de investimentos para o ano de 2020.

 

O objetivo é adequar as estratégias de investimentos ao novo cenário econômico que se desenha. De modo geral, os RPPS têm meta atuarial próxima de 6% ao ano de juros real, no caso do Fundo Previdenciário Reciprev a meta é 5,87% ao ano. Com os juros dos títulos públicos, principal ativo nas carteiras dos RPPS, sendo reduzidos nos últimos anos, os institutos de previdência ficaram obrigados a aumentar o percentual de ativos de risco em suas carteiras buscando compensar os retornos mais baixos das carteiras de renda fixa. Com a atual deterioração do mercado financeiro no Brasil e no mundo a missão dos fundos de previdência fica muito mais difícil no sentido de perseguir uma meta de juros real incompatível com os retornos dos ativos financeiros de boa qualidade.

 

O Comitê de Investimentos do RPPS-RECIFE verificou a necessidade de redução da meta de investimentos na intenção de não submeter o fundo a riscos adicionais em busca de atingir a meta antes estabelecida. Em reunião extraordinária no dia 28 de abril de 2020 o Comitê decidiu por unanimidade a favor da redução da meta atuarial para IPCA + 5% a.a. No dia 13 de maio, o Conselho Municipal de Previdência, órgão deliberativo, aprovou por unanimidade a sugestão do Comitê de Investimentos alterando a meta atuarial para o ano corrente de IPCA + 5,87% a.a para IPCA + 5% a.a.

 

O novo benchmark proporciona maior aderência às taxas praticadas no mercado reduzindo a necessidade de exposição a riscos adicionais.