Gerente de Previdência da Reciprev ministra palestra no Programa de Preparação para Aposentadoria

27.09.23 - 12H17
PPA

O encontro objetiva incentivar à leitura da legislação previdenciária.

Joaquim Cordeiro, Gerente de Previdência da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde do Servidores - Ampass, ministrou a palestra sobre Legislação Previdenciária para a 19º turma do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Autarquia. O programa é  idealizado pela Prefeitura do Recife, através da Escola de Governo PCR, da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital - SEPLAGTD.

O gerente apresentou o histórico da legislação previdenciária municipal, explicou o atual cenário previdenciário dos servidores e dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS e contextualizou sobre o panorama das reformas previdenciárias e sobre a avaliação atuarial.

À frente do programa, a coordenadora Luciana Cavalcanti ressaltou que esta é mais uma das ações que visam auxiliar na qualidade de vida do servidor e acrescentou que “o objetivo é facilitar o bem-estar dos futuros aposentados. Buscamos enfatizar os aspectos positivos e não deixar de provocar a reflexão sobre os aspectos negativos da transição bem como a discussão de alternativas para lidar com eles”.

O PPA é dividido em seis módulos, onde são abordados os temas: Desmistificando a Aposentadoria, Qualidade de Vida/Envelhecimento Saudável, Legislação Previdenciária, Direitos da Pessoa Idosa, Gestão Financeira/Empreendedorismo e finaliza com Projeto de Vida/ Voluntariado.