Reciprev comemora 21 anos de criação

27.12.22 - 08H18
comemoração

A  Autarquia Previdenciária do Município do Recife foi criada pela Lei Municipal nº 16.729, de 27 de dezembro de 2001, na condição de entidade gestora do sistema previdenciário, tendo como patrocinadora a Prefeitura, e, como participantes, os servidores efetivos vinculados à Administração Direta, suas Autarquias e Fundações, assim como a Câmara Municipal. Nessa ocasião, o número de servidores vinculados ao sistema previdenciário totalizava em 14.052.

Em dezembro de 2022, o número de servidores inscritos no sistema previdenciário municipal totalizou 29.446, sendo 3.003 servidores ativos vinculados ao Fundo Financeiro - RECIFIN e 16.616 servidores ativos no Fundo Previdenciário - RECIPREV, além de 6.618 aposentados e pensionistas no Fundo Financeiro - RECIFIN e 3.209 aposentados e pensionistas no Fundo Previdenciário - RECIPREV.

Desde 2020, seguindo o movimento de transformação digital no setor público, a Ampass vem oferecendo vários serviços totalmente de forma digital. O primeiro processo eletrônico implantado na Autarquia foi o de pedido de concessão de pensão por morte, permitindo que os beneficiários façam a solicitação on-line pelo site da entidade. Em 2021, foram disponibilizados os serviços de Restos Deixados e Auxílio-Funeral, também possibilitando aos beneficiários a solicitação por meio de formulário eletrônico. Além desses serviços, a Autarquia disponibilizou a consulta digital do contracheque e do informe de rendimentos dos aposentados e pensionistas, além do extrato previdenciário de todos os segurados e beneficiários.

A partir de maio de 2022, o aposentado ou pensionista do município do Recife passou a poder realizar a prova de vida on-line, por meio da biometria facial, usando o aplicativo Gov.br.

A Ampass obteve a classificação máxima, nota A, na edição 2022 do Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS), divulgado no dia 07 de dezembro de 2022 no site oficial do Ministério do Trabalho e Previdência. O resultado colocou o município do Recife como a única capital do país a obter essa classificação da Secretaria de Previdência - SPREV e celebra os 21 anos de criação da Autarquia com ações sustentáveis, integradas e reconhecimento nacional pela excelência e transparência na gestão do sistema previdenciário.