Reciprev elabora o seu próprio Asset Liability Management - ALM

24.11.20 - 09H04
alm

Relatório de modelagem ALM para 2021 já está disponível no site da Autarquia.

Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores -AMPASS, a partir deste ano passou a elaborar o seu próprio Asset Liability Management (ALM). O relatório da modelagem para subsidiar a Política de Investimentos de 2021,proporcionando uma economia anual de mais de 60 mil reais, já está disponível no site da Autarquia.

A expressão inglesa Asset Liability Management – ALM , significa, de maneira ampla, a gestão integrada de ativos e passivos que busca a melhor alocação dos investimentos dos recursos garantidores dos planos de benefícios, considerando os retornos esperados e os riscos de cada segmento das aplicações, sempre respeitando as restrições legais e regulamentares, os compromissos atuariais desses planos, com os benefícios já concedidos e os a conceder.

Através do Sistema de Gestão dos Investimentos, que está sendo desenvolvido pela UFPE, tendo como responsáveis técnicos o Professor Dr. Wilton Bernardino e o Gerente de Investimentos da AMPASS, José Marcos Alves de Barros, foi possível desenvolver o ALM de forma moderna e complexa, envolvendo cenários de 3 a oitava potência, considerando o mercado interno e externo, além de diversas teorias, entre elas, a de Markowitz.

“Conseguimos produzir o ALM com duas visões: Patrimonial e Alíquotas. O ALM permite construir uma Política de Investimentos com maior técnica para os investimentos”, garantiu José Marcos. O Diretor-Presidente, Manoel Carneiro , afirmou que o ALM vem encontro às diretrizes contidas no planejamento estratégico da AMPASS, as quais, no conjunto das ações, têm como objetivo o desenvolvimento sustentável do sistema de previdência dos servidores do Recife.

O Relatório da Modelagem ALM para 2021 já está disponível no site da Autarquia www.reciprev.recife.pe.gov.br, no menu Investimentos.