AMPASS promove palestra sobre segurança do trabalho no home office

30.06.21 - 17H18
tela palestra
Foram debatidos assuntos para prevenir o risco e minimizar os danos que possam ter no trabalho em casa.

Com objetivo de tornar os dias de trabalho em casa (home office) dos servidores mais produtivos e harmoniosos, a Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (AMPASS), promoveu na tarde desta quarta-feira (30), uma palestra virtual sobre Saúde e Segurança do Trabalho no Home Office. O encontro que aconteceu pelo aplicativo de videoconferência Google Meet, contou com a participação de 50 funcionários da Autarquia, entre diretores, gestores e colaboradores. 

O engenheiro de segurança e CEO da GT Fire Projetos e Consultoria, Thiago Barbachan, palestrante convidado, trouxe assuntos como o perigo, exposição e risco; como manter uma boa postura enquanto trabalha em casa; recomendações quanto ao risco de incêndios ocasionados pelo uso excessivo de  extensões de tomadas, as conhecidas gambiarras; além de dicas para evitar a contaminação do coronavírus e orientações quanto à gestão do tempo e da saúde física e mental. “Especialistas dizem que perdemos, em média, 37 dias por ano em deslocamento para o trabalho, então, devemos evitar o sedentarismo, podemos aproveitar esse tempo para se exercitar e fazer uma alimentação saudável”, disse Thiago. 

Nesse período de isolamento social, após mais de um ano vivendo em pandemia, é muito comum que as pessoas apresentem sintomas de insônia, ansiedade e irritabilidade. Para lutar contra isso, a recomendação indicada pelo palestrante foi encontrar um equilíbrio na aplicação do home office, para que a produtividade não seja interrompida, mas a saúde mental do servidor também não seja prejudicada.  “Devemos procurar manter um equilíbrio. Ter o horário correto de trabalho, nos arrumar como se fossemos sair para a empresa, mas também devemos fazer pequenas pausas para o café, por exemplo, e aproveitar a companhia da família ou animal de estimação”, pontuou Barbachan.

Ao final da apresentação, os servidores da Autarquia interagiram com o palestrante convidado e agradeceram as dicas e recomendações. “Esse encontro foi muito esclarecedor, tantos hábitos que temos e que podem ser tão prejudiciais. Tenho certeza que saímos daqui mais conscientes e responsáveis com nossa segurança mesmo no trabalho em casa”, ressaltou o vice-diretor presidente da AMPASS, Francisco Canindé.