Avaliação Atuarial é tema de palestra na AMPASS

09.10.19 - 16H10
Luiz Cláudio Kogut
Mais de 25 servidores participaram da capacitação

 

Os servidores da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores – AMPASS participaram da 5ª palestra da ação de capacitação e aperfeiçoamento para servidores e conselheiros dos órgãos colegiados da Autarquia, na manhã desta quarta-feira (09), no auditório da sede.

 

No encontro, o atuário Luiz Cláudio Kogut, falou sobre Avaliação Atuarial, iniciando pela origem da ciência atuarial, explicando a diferença do equilíbrio financeiro e atuarial, a importância da avaliação atuarial de um Regime Próprio de Previdência – RPPS e a compensação financeira. Foi apresentado também a estatística geral do Fundo Financeiro (Recifin) e do Fundo Previdenciário (Reciprev), bem como seus respectivos balanços atuariais.

 

“Foi uma ótima oportunidade para entender o trabalho que um atuário desempenha e a importância que as provisões têm. Além disso, podemos ver o equilíbrio da gestão da Autarquia, visto que o superávit é elevado, o que nos oferece segurança e estabilidade”, elogiou Sandro Figueiroa, pregoeiro da AMPASS.