Evento de Acolhimento da Reciprev e Programa de Preparação para Aposentadoria são apresentados na reunião do CMP

10.11.17 - 15H35
Reunião do CMP

No encontro, foi apresentado aos conselheiros a carteira de investimentos da Autarquia.

O Conselho Municipal de Previdência (CPM) da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde (Reciprev) reuniu-se nesta quinta-feira (19), na sala de reuniões do edifício-sede da Reciprev. No encontro, foi apresentado aos conselheiros a carteira de investimentos de setembro da Autarquia, o evento mensal de Acolhimento aos Servidores Aposentados e o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas.

José Marcos, gerente de investimento da Reciprev, iniciou a reunião com a apresentação sobre a posição dos investimentos do fundo previdenciário dos servidores da Prefeitura do Recife. Os dados estão disponíveis para o público através do Portal da Transparência. A gerente-geral de Gestão de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, Inês Perruci, explicou a missão do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que foi criado no início de 2015 para auxiliar e capacitar os funcionários públicos municipais que já estão aptos a se aposentar, seja por tempo e idade ou pela aposentadoria compulsória. O programa contempla sete módulos e é realizado em sete encontros ao todo. As temáticas são: Desmistificando a Aposentadoria; Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável; Direito do Idoso e Legislação Previdenciária; Empreendedorismo; Voluntariado e Gestão Financeira; Relações Familiares; e Projeto de Vida.

O evento de acolhimento aos servidores nos cargos efetivos do Município do Recife em processo final de aposentadoria, foi apresentado pela gerente de previdência da Autarquia, Anna Paula Almeida. O evento ocorre uma vez por mês e tem como objetivo tirar dúvidas e informar os principais passos do benefício. Nos encontros, o diretor-presidente da Reciprev, Manoel Carneiro, recepciona os servidores pré-aposentados e os apresenta tudo relacionado a Autarquia, desde a criação, aos gerentes e chefes de divisão com quem os servidores irão se relacionar após concluir o processo de aposentadoria. Para garantir a continuidade, o evento foi instituído pela Portaria nº 696 de 29 de dezembro de 2016. “Esse momento deixou de ser uma obrigação, agora é uma necessidade não só para eles, como para nós. Nosso papel é incentivá-los a aproveitar bem essa nova etapa da vida, receber eles da melhor forma possível. Damos todas as explicações necessárias e agradecemos pelos anos de serviços prestados”, explicou Anna.

A reunião ordinária do mês de outubro foi presidida pelo Secretário-Executivo de Administração e Gestão de pessoas Carlos Eduardo Muniz e composta pelos conselheiros titulares: Márcio Tavares, Wlademir Cordeiro, Gabriel Leitão, Ângela Magalhães, Carlos Gueiros, Osmar Ricardo, Ana Lúcia, Clênio Nogueira e o suplente Carlos Hermano. Participaram ainda, como convidados, o Presidente da Reciprev, Manoel Carneiro, o diretor executivo, Francisco Canindé, a Coordenado do PPA Luciana Nery e Teresa Collier Assessora do Programa.

CONSELHO- O CMP é responsável pelo gerenciamento, normatização e deliberação superior do Regime Próprio de Previdência Municipal e é integrado por cinco representantes do Poder Executivo, um do Poder Legislativo e quatro dos beneficiários, conforme o Decreto nº 30.755 de 06 de setembro de 2017.

SERVIÇO - Os interessados podem conhecer o PPA ligando para 3355-8426 ou 3355-8201. Cerca de 200 servidores já foram capacitados em dois anos de funcionamento do programa. Os encontros são quinzenais, às quartas-feiras, das 8h às 12h, no auditório Capiba, do edifício sede da Prefeitura do Recife.