Gestora do Controle Interno da Ampass participa de live sobre Transformação Digital

25.04.23 - 11H49
live: transformação digital no setor público

A transmissão ao vivo foi promovida pela SoftExpert Software

Na manhã desta terça-feira (25), Rebeca Souza, gestora da Unidade do Controle Interno da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores - Ampass, participou da live “Transformação Digital no Setor Público” promovida e transmitida no canal do YouTube da SoftExpert, empresa fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa. A palestra contou também com a participação de Thaner Nogueira, Secretário Executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, os participantes destacaram os principais desafios da transformação digital nos órgãos os quais fazem parte, além de discutir sobre a implementação de plataformas tecnológicas que dão suporte as estratégias de automatização de processos, como gerenciar os riscos associados às iniciativas de transformação digital e a necessidade de atuação no desenvolvimento de políticas públicas que auxiliem na privacidade e seguranças dos dados.

Rebeca Souza pontou sobre  os riscos atrelados à transformação digital, como a segurança cibernética, a dependência do sistema e a não adaptação da tecnologia atestando a necessidade de identificação e catalogação desses problemas para adotar abordagens estruturadas para a mitigação dos riscos. A gestora assegurou que o governo tem a responsabilidade de elaborar normativos para regulamentar essa proteção de dados e estabelecer penalidades para o uso indevido. Como exemplo, foi citada a Política Municipal de Proteção de Dados Pessoais do Poder Executivo Municipal, publicada em 2022, que está em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD. A Política estabelece diretrizes de coleta, armazenamento, compartilhamento, tratamento dos dados pessoais, além de outras medidas.

A gestora falou sobre os cases de sucesso da Ampass, como o Programa de Compliance e Boas Práticas de Governança, que estabelece diretrizes para orientar e supervisionar a atuação dos servidores da Autarquia, tendo como um dos pilares o Código de Ética próprio da Ampass. “Dentro do programa é oferecido cursos de especialização direcionados aos servidores e a prática de divulgação sistemática das nossas ações, com o objetivo de maior aprimoramento do controle, transparência com a sociedade e a disponibilização dos serviços aos nossos beneficiários de forma mais  prática, eficiente e efetiva. Um serviço que realmente atenda a necessidade do cidadão”, acrescentou Rebeca.

Clique aqui para assistir a live na íntegra.