Reciprev é o primeiro RPPS do Brasil a ser certificado nível III pelo Pró-Gestão

05.04.19 - 10H43
Equipe da Reciprev recebendo a certificação
(Foto: Aryen Apoena)
O selo Pró-Gestão confirma a excelência da gestão da Autarquia no cumprimento das normas técnicas e na qualidade da prestação dos serviços para os segurados.

A Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores - Reciprev conquistou a, então inédita no Brasil, certificação nível III do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão – RPPS.

O Pró-Gestão – RPPS tem o propósito de auxiliar os entes federativos na melhoria da gestão dos RPPS, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários e de uma maior transparência no relacionamento destes com os segurados e a sociedade. A conquista do certificado coloca a Autarquia como referência nacional de boas práticas previdenciárias, confirma a boa gestão junto à Secretaria de Previdência – SPREV e garante o padrão de qualidade e o cumprimento das normas técnicas.

Para conseguir a certificação a Reciprev passou por uma auditoria, no dia 4 deste mês, realizada pelo Instituto de Certificação de Qualidade Brasil – ICQ Brasil, credenciado pela SPREV como certificadora no âmbito do Pró-Gestão. As áreas da Diretoria-Executiva, controle interno, gerência de previdência, gerência de investimentos, gerência administrativa financeira e gerência jurídica da Autarquia foram avaliadas e mostraram que estão alinhadas às exigências do órgão certificador, um trabalho conjunto, realizado com muita dedicação e empenho dos servidores de toda Autarquia.

Esse compromisso é o que nos move, todos mostraram muito profissionalismo e competência, no interesse de mais de 28 mil servidores municipais inscritos no sistema previdenciário municipal, assegurando previdência sustentável e os recursos financeiros necessários para garantir o pagamento das aposentadorias e pensões, sobretudo com transparência nas nossas práticas”, disse Manoel Carneiro, diretor-presidente da Reciprev. “Atualmente existem 9.321 aposentados e pensionistas da Prefeitura do Recife e o patrimônio líquido do Fundo Previdenciário está acima de R$ 2 bilhões”, ressaltou.

A Autarquia cumpriu as exigências do Nível III do programa, com ações nos três pilares: controle interno, governança corporativa e educação previdenciária, obtendo destaque no Modelo de Gestão Previdenciária, Transparência e Educação Previdenciária. Com o certificado, além de outros benefícios, a Autarquia manterá o selo de investidor qualificado, tendo uma gama maior de produtos financeiros para se investir.