A Autarquia ratifica sua referência em boas práticas de gestão previdenciária
Nos dias 16 e 17 de agosto, a Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores - Reciprev passou por auditoria de supervisão da certificação nível III do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão – RPPS, realizada pelo Instituto de Certificação de Qualidade Brasil – ICQ Brasil.
A Autarquia foi o primeiro Regime Próprio de Previdência Social - RPPS a conquistar a certificação nível III, em abril de 2019, desde então a gestão da instituição vem permanentemente realizando monitoramento de seus processos e ações, objetivando a garantia do cumprimento dos requisitos estabelecidos pelo programa. Como norma, o RPPS certificado nos níveis máximos (III e IV) deve passar anualmente por uma supervisão feita por uma entidade certificadora credenciada pela Secretaria de Previdência - SPREV.
Na auditoria de supervisão foram avaliados todos os pilares do manual do Pró-Gestão: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Após análise de cada ação exigida nas três dimensões, com entrevistas realizadas com a Diretoria Executiva, gerentes e gestores, foi confirmado que a Autarquia realizou a manutenção das boas práticas de gestão certificadas em 2019 e mostrou evolução em diversos processos, recebendo elogio pela inovação com a criação do Programa de Compliance.
PRÓ-GESTÃO - É um programa de certificação que visa ao reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos RPPS. Tem o propósito de auxiliar os entes federativos na melhoria da gestão dos RPPS, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários e de uma maior transparência no relacionamento destes com os segurados e a sociedade.