Manoel Carneiro se despede da Reciprev após 10 anos no comando da Autarquia

02.05.23 - 11H32
despedida dr manoel

O agora ex-presidente coleciona conquistas relevantes para a Autarquia durante sua gestão.

Muito emocionado, Manoel Carneiro, diretor-presidente da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores - Ampass, na gestão de janeiro 2013 a abril de 2023, abriu o seu discurso na solenidade de transmissão de cargo e posse do novo presidente da Autarquia, Marconi Muzzio, realizada na manhã de hoje (02). “Nós colocamos, lá em 2013, quando fizemos nosso primeiro planejamento estratégico que gostaríamos de ser reconhecidos nacionalmente pela excelência e transparência na gestão de previdência e assistência à saúde dos servidores do município do recife. Graças a todos vocês, realizamos este sonho!”, iniciou Manoel.

Durante seus 10 anos à frente da Autarquia, Manoel Carneiro coleciona conquistas relevantes na sua gestão. A certificação no nível III do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência, PRÓ-GESTÃO RPPS, da Secretaria de Previdência - SPREV, em 2019, foi um marco da sua gestão por ter sido o primeiro RPPS do país, entre mais de 2 mil, a alcançar este nível, e se mantém sendo recertificada anualmente, mostrando que a Autarquia está em conformidade com todos os requisitos das boas práticas de previdência. Outra conquista marcante foi a classificação máxima, nota A, nas edições 2019 e 2022 do Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS). O resultado consolida o município do Recife como a única capital do país a obter essa classificação da SPREV. “Hoje a instituição é reconhecida nacionalmente pelas boas práticas na gestão previdenciária. Fomos o primeiro RPPS, no âmbito nacional,  a receber a certificação institucional no nível III do Pró-Gestão. Recebemos também, em 2022, o Prêmio Destaque Brasil de Gestão Previdenciária da Abipem (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM)”, comemorou Carneiro.

Sempre em busca de melhorias e seguindo o movimento da transformação digital e modernização no setor público, desde 2020, no início da pandemia da Covid-19, a Ampass vem oferecendo vários serviços totalmente de forma digital. O primeiro processo eletrônico implantado foi o pedido de concessão de pensão por morte, que permite que os beneficiários façam a solicitação on-line pelo site da Autarquia. Ainda, desde maio de 2022, o aposentado ou pensionista do município do Recife pode realizar a prova de vida on-line, por meio de biometria facial, usando o aplicativo Gov.br. Com os processos digitais, os segurados e beneficiários têm facilidade no acesso aos serviços, com a mesma excelência, eficiência e presteza.

Manoel Carneiro é graduado em direito pela Faculdade de Direito de Olinda e Pós-Graduado (lato sensu) em Gestão Governamental pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - FCAP/UPE. Exerceu diversos cargos na área da Segurança Pública de Pernambuco. Foi Secretário Adjunto de Segurança Pública duas vezes (em 1991 e 1999) e Chefe da Polícia Civil em outras duas (1999-2001 e 2007-2012). Em 2012, assumiu a função de Diretor-Presidente do Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco (IRH) e, em janeiro de 2013, passou a ocupar o cargo de Diretor-Presidente da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife - Ampass, onde continuou até abril de 2023.