
Este primeiro momento identificou boas práticas e oportunidades de melhoria para a instituição.
Entre os dias 09 e 11 de junho, a Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores do Recife - Ampass, realizou o primeiro momento de auditoria para a recertificação do nível III do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS), promovido pelo Ministério da Previdência Social. A ocasião foi conduzida pela auditora Ketley Morais, do ICQ Brasil, e teve como objetivo principal avaliar os requisitos já atendidos pela Autarquia e apontar oportunidades de melhoria nas práticas de gestão. A previsão é que o processo seja concluído dentro de um prazo de 90 dias, quando será emitido o parecer final da auditoria
Durante o processo, a chefe da Assessoria de Governança e Controle Interno, Tatiana Paffer, ao lado da colaboradora Rebeca Talamatu, esteve à frente das informações estratégicas da Autarquia e contou com o apoio de gestores e gerentes dos setores da instituição para apresentar informações importantes que contribuem com a recertificação.
Ao longo da avaliação, foram identificados pontos positivos que demonstram o avanço da Autarquia em direção a uma gestão previdenciária eficaz e alinhada às boas práticas estabelecidas pelo programa. Ao mesmo tempo, foram visualizadas oportunidades de aperfeiçoamento, que servirão de base para o planejamento de novas metas e ações estratégicas.
Tatiana Paffer destacou a importância de ouvir com atenção as análises da auditoria e aproveitar de forma estratégica as contribuições recebidas, “vamos aproveitar todas as observações e sugestões trazidas pela auditora para transformar em metas claras, com foco em melhorar cada vez mais a nossa gestão. A partir de agora, vamos concentrar os esforços nas melhorias indicadas pela auditora, pensando na próxima etapa da auditoria e na efetividade do Nível III”, afirmou.
O Pró-Gestão RPPS é um programa de certificação que visa incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a adotarem melhores práticas de gestão, promovendo maior controle de ativos e passivos e ampliando a transparência para os segurados e a sociedade. A iniciativa reconhece os RPPS que buscam a sustentabilidade financeira e atuarial, com foco em áreas como controle interno, governança corporativa e educação previdenciária.
A Ampass já possui o certificado de adesão ao programa e, há três anos consecutivos, vem garantindo sua recertificação, o que reafirma o compromisso da Autarquia com os princípios de uma gestão pública moderna, técnica e transparente, voltada para a qualidade dos serviços prestados aos seus segurados.