Evento integrou as ações do Mês do Aposentado e da campanha Janeiro Branco
Em alusão ao Mês do Aposentado e à campanha Janeiro Branco, a Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores – Reciprev promoveu, nesta terça-feira (27), a palestra “Autoconhecimento: um lugar de paz, equilíbrio e saúde mental”. A atividade marcou a 1ª edição do Programa Viver Mais de 2026 e aconteceu no auditório do edifício-sede da autarquia.
Ao abrir o evento, o Diretor de Previdência, Joaquim Pessoa, destacou a trajetória de dedicação dos servidores ao longo da vida profissional e enfatizou sobre o autocuidado na aposentadoria, “ao ver vocês aqui, fico imaginando o quanto cada um se dedicou ao trabalho. Muitas vezes abrimos mão da família e das nossas prioridades para nos entregar às nossas funções. Talvez agora seja o momento de inverter esse polo e olhar para si, cuidar de vocês mesmos”, aconselhou o gestor.
O encontro contou como ministrante a aposentada da casa, Eloisa Lins, que compartilhou experiências pessoais, reflexões e mensagens de cuidado com a saúde mental. Durante a palestra, Eloisa ressaltou a importância do autoconhecimento, do equilíbrio emocional e do olhar gentil para si, em todas as fases da vida, especialmente no período pós-aposentadoria, fase ainda cercada por estigmas relacionados à inatividade.
A palestrante abordou, de forma acessível, os sentimentos e emoções que fazem parte da rotina humana e como eles se relacionam diretamente com a saúde mental, reforçando a necessidade de reconhecer limites, acolher emoções e buscar qualidade de vida.
Janeiro Branco é um mês de conscientização que nos convida a pensar sobre a importância da saúde mental e do cuidado com as emoções. Cuidar da mente é um cuidado diário e necessário em todas as fases da vida, especialmente em momentos de mudança, como a aposentadoria. A Reciprev reforça seu compromisso com o acolhimento e com a qualidade de vida, lembrando que saúde mental também é prioridade.
O Programa Viver Mais tem como objetivo promover ações contínuas voltadas ao bem-estar, lazer e à valorização dos aposentados da Reciprev. Ao longo de 2026, estão previstas diversas atividades, como palestras, rodas de conversa e festividades, para fortalecer a conexão e o cuidado integral com esse público.

