Reciprev completa 20 anos de criação

29.12.21 - 12H17
SELO COMEMORATIVO

A Autarquia garante previdência e assistência à saúde para os servidores municipais do Recife

No dia 27 de dezembro de 2001, há 20 anos, era publicada a Lei Municipal nº 16.729, que criava a então Autarquia Municipal de Previdência - RECIPREV, nome à época, que tinha como objetivo assegurar aos servidores efetivos vinculados à Prefeitura do Recife, suas Autarquias e Fundações, assim como a Câmara Municipal, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte.

O Sistema Previdenciário Municipal do Recife tinha, à época, 11 mil servidores ativos, 4,5 mil aposentados e 500 pensionistas. Sua estrutura e legislação foram definidas em conjunto entre a Prefeitura e servidores. A Reciprev foi pioneira na garantia de fundo de pensão para o companheiro ou companheira homossexual no sistema previdenciário.

Em julho de 2005, a Autarquia passou a gerir e administrar o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife – SAÚDE RECIFE, antes administrado e gerido pela Secretaria de Administração, o que levou a mudança de nome, e passou a se chamar Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores – AMPASS.

A AMPASS tem como missão a garantia de previdência e assistência à saúde ao servidor do Município do Recife, com ações sustentáveis e integradas, e visa ser reconhecida nacionalmente pela excelência e transparência na gestão do sistema previdenciário e assistência à saúde dos servidores do Município do Recife, fato este que já vem acontecendo.

Com o passar dos anos, foram realizados algumas reformas que modificaram estruturas e foram feitas adequações de acordo com as normas impostas por emendas feitas à Constituição Federal. Atualmente o Sistema Previdenciário Municipal do Recife tem 28.624 servidores inscritos, sendo 7.152 aposentados e 2.343 pensionistas, e acumula um patrimônio líquido de mais de R$ 2,5 bilhões, figurando o maior patrimônio de todo o Nordeste, considerando não só cidades, como os Estados também.

O Diretor-Presidente, Manoel Carneiro, viu a Autarquia se modernizar nos últimos nove anos e conquistar importante espaço no cenário previdenciário nacional. “Em abril de 2019 fomos o primeiro Regime Próprios de Previdência Social (RPPS) do Brasil a conquistar a certificação nível III no do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão – RPPS e em 2020 e 2021, mesmo sendo anos atípicos devido a pandemia do Coronavírus, entregamos vários processos eletrônicos como forma de adequação a transformação digital, para oferecer aos assegurados maior agilidade no atendimento”, comemorou Manoel.

No site oficial da Autarquia é possível conferir suas principais informações administrativas, contábeis, financeiras, de investimentos e atuariais, além de possibilitar aos segurados e beneficiários o pleno acesso às informações relativas à gestão do RPPS e às de seu interesse pessoal.