Reciprev mantém padrão de excelência com recertificação do Pró-Gestão RPPS Nível III

02.10.25 - 14H53
pró-gestão

A manutenção do Nível III reconhece a adoção de boas práticas de governança, controle interno e educação previdenciária.

Na última quarta-feira (1º), foi divulgado o resultado da auditoria externa que confirmou a recertificação da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Reciprev) no Nível III do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS), promovido pelo Ministério da Previdência Social.

O Pró-Gestão RPPS é um programa de certificação que reconhece boas práticas de gestão adotadas pelos regimes próprios de previdência. A avaliação é realizada por uma entidade certificadora externa, credenciada pelo Ministério da Previdência, com o objetivo de verificar se os sistemas de gestão atendem às diretrizes e níveis de conformidade estabelecidos pelo programa.

A auditoria foi conduzida pela empresa certificadora ICQ Brasil, responsável por avaliar a implementação das boas práticas de gestão previstas pelo programa. Desde 2019, a Reciprev mantém-se no Nível III, o segundo mais alto nível de certificação de gestão de regimes próprios de previdência, permanecendo, assim, em um patamar de destaque nacional entre as instituições públicas. Para obter a recertificação, a Autarquia passou por um processo criterioso de avaliação que analisa a aplicação de boas práticas de gestão baseadas em três pilares fundamentais: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. 

O processo de recertificação foi conduzido pela Assessoria de Governança e Controle Interno, que coordenou o envio de todas as informações necessárias, com o apoio de todos os setores da autarquia. A Chefe da Assessoria de Governança e Controle Interno, Tatiana Paffer, explica que “a recertificação contribui para tornar a gestão previdenciária mais transparente, eficiente e sustentável, garantindo mais segurança para os servidores e para o futuro do regime próprio”, disse.

De acordo com o Diretor-Presidente da Reciprev, Marconi Muzzio, a recertificação é uma conquista coletiva e reafirma o compromisso institucional, “recebemos esta excelente notícia, que demonstra o esforço e a dedicação da nossa equipe. É muito gratificante sermos recertificados e termos o reconhecimento da qualidade do trabalho que realizamos diariamente”, afirmou.

Com a manutenção do Nível III, a Reciprev reafirma seu compromisso com a modernização e a qualidade da gestão previdenciária. A autarquia segue trabalhando para alcançar o Nível IV do Pró-Gestão, o mais alto patamar do programa, consolidando-se como referência nacional em boas práticas de gestão pública previdenciária.