Nessa quinta (28) e sexta-feira (29) foram debatidos diversos temas da área previdenciária
Recife foi sede da 67ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social - CONAPREV. O evento aconteceu na manhã e tarde de ontem (28) e nesta sexta-feira (29), no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem.
O encontro foi coordenado pela Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores - Reciprev, em parceria com a Funape. Na abertura solene, o diretor-presidente da Autarquia, Manoel Carneiro, falou da satisfação de receber o CONAPREV e da evolução da Reciprev. "Esse ano está sendo de muitas conquistas. Conseguimos a certificação nível III do Pró-Gestão RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), fomos premiados em boas práticas previdenciária pela Abipem, além de renovarmos nosso planejamento estratégico, com metas que já estão sendo executadas", apontou Manoel.
O gerente de investimentos, José Marcos, apresentou os Avanços na Gestão da Carteira de Investimentos da Autarquia e Juliana Giestosa, controladora interna, apresentou sobre a Influência do Pró-Gestão RPPS no Programa de Compliance e Boas Práticas da Reciprev. "Ter compliance é ter coerência com a própria missão institucional. Mostramos que o Pró-Gestão além de trazer boas práticas, norteia-nos a desenvolver novos projetos com o foco na melhoria do controle e da governança corporativa", pontuou Juliana.
A Autarquia foi elogiada pelo subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social e presidente do Conaprev, Allex Albert que convidou a controladora interna da Autarquia para ajudar na inclusão dos pilares do Compliance na nova norma que regulamentará o Pró-Gestão. "Além de buscar a sustentabilidade para os RPPS, o nosso foco principal é a Emenda Constitucional n° 103/2019, sua aplicação, estratégias e dúvidas. Também formamos um grupo de trabalho para elaboração de proposta para aperfeiçoamento da Lei de Responsabilidade Previdenciária”, informou Allex.
O CONAPREV foi criado em 2001, com o objetivo de acompanhar e avaliar políticas e diretrizes previdenciárias voltadas ao servidor público, propondo medidas e colaborando na sua implementação. As reuniões ordinárias são realizadas três vezes ao ano, compostas por representantes de órgãos ou entidades responsáveis pela gestão de RPPS's do Brasil.