Reciprev sedia palestra do Programa de Preparação para Aposentadoria

15.08.22 - 11H45
PPA agosto

A palestra sobre regras de aposentadoria e pensão foi mediada pela gerente de previdência da Ampass, Anna Paula Almeida.

A Autarquia Municipal de Previdência e  Assistência à Saúde dos Servidores - Ampass, recebeu nesta manhã (15) em seu edifício-sede, os servidores participantes da 2º Turma de 2022 do Programa de Preparação para Aposentadoria - PPA, da Prefeitura do Recife. A apresentação foi sobre regras de aposentadorias e pensão, ministrada pela gerente de previdência, Anna Paula Almeida, coordenada por Luciana Nery, coordenadora da Escola de Governo, da Secretaria de Planejament, Gestão e Transformação Digital. A capacitação  iniciada dia 8 de agosto, conta com 34 inscritos e terá conclusão dia 19 de agosto.

O PPA tem a finalidade de orientar como desenvolver um projeto para aposentadoria, promovendo palestras com temas sobre, por exemplo,  qualidade de vida e envelhecimento saudável, política municipal do idoso e legislação previdenciária. O encontro de hoje serviu para esclarecer pontos importantes sobre o sistema e a reforma previdenciária municipal e sanar as dúvidas sobre os direitos previdenciários, além de apresentar sobre a evolução histórica e as conquistas da Autarquia.

“Ter informações da parte de legislação previdenciária, é muito importante para nós servidores, por que temos muitas dúvidas e também há uma certa desinformação sobre esse assunto. Eles (servidores) não entendem que podem participar deste curso e não serem obrigados a dar entrada na aposentadoria”, disse Maria Gorete de Oliveira e Silva, servidora da Secretaria de Educação há 32 anos.

SOBRE O PPA: O Programa de Preparação para Aposentadoria faz parte do Programa Servidor de Valor, é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, que surgiu com o propósito de desmistificar a temática da aposentadoria. A Escola de Governo vem apoiando a iniciativa e oferecendo turmas para os(as) servidores(as) do Recife. O programa tem como objetivo, preparar os colaboradores da Prefeitura do Recife em idade de aposentação para mudanças das atividades ditas produtivas para a plenitude da aposentadoria, visando proceder a transição segura, orientada e sustentável, de forma que as mudanças ocasionais sejam menos impactantes possíveis em suas vidas.