Saúde Recife promove palestra em ação ao Outubro Rosa

17.10.25 - 10H43
rosa
Foto: Luigi Marchi

Momento reforçou o autocuidado e a atenção aos sinais do corpo para o câncer de mama 

A cor rosa tomou conta do auditório da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores – Reciprev/Saúde Recife, nesta quinta-feira (16), em sintonia com a causa do Outubro Rosa. A equipe do Saúde Recife promoveu uma palestra voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar dos servidores.

A palestra foi conduzida pela médica mastologista Sheila Sedicias, que destacou a importância do autoconhecimento corporal, do hábito de observar-se e de buscar orientação médica diante de qualquer alteração, como nódulos ou secreções mamárias.

Durante o encontro, Sheila reforçou que a prevenção deve fazer parte da rotina feminina o ano inteiro, e não apenas ser lembrada em outubro. Segundo ela, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, que podem ultrapassar 90% quando o tratamento é iniciado nas fases iniciais da doença.

A médica também ressaltou que o mês de outubro é um momento de reflexão mais ampla sobre a saúde da mulher, indo além do câncer de mama, “precisamos falar sobre saúde feminina de forma integral. Isso impacta diretamente na forma como nos olhamos e como podemos nos prevenir de doenças como o câncer de colo do útero, o câncer do intestino e o próprio câncer de mama. Conversamos hoje sobre esses três aspectos e sobre como a detecção precoce reduz a mortalidade. Foi um momento muito rico de educação em saúde, em que mulheres e homens também puderam tirar suas dúvidas”, destacou Sheila.

Também estiveram presentes homens, reforçando que o cuidado com a saúde é um compromisso de todos. Embora o câncer de mama seja mais comum entre mulheres, os homens também devem estar atentos, pois cerca de 1% dos casos ocorrem no público masculino. O reconhecimento dos sinais e a procura imediata por atendimento médico são igualmente fundamentais para o sucesso do tratamento.

Além da observação diária, a médica reforçou a necessidade de manter os exames preventivos em dia. A mamografia, recomendada a partir dos 40 anos, deve ser realizada anualmente ou conforme orientação médica. O autoexame das mamas, embora não substitua o exame clínico, é uma prática de autoconhecimento e atenção ao corpo, que pode ajudar na identificação precoce de mudanças.

Mais do que uma cor ou uma campanha, o Outubro Rosa é um lembrete de que cuidar-se é um gesto de amor, coragem e esperança. Valorizar a própria saúde é o primeiro passo para viver com mais leveza e plenitude todos os dias.


13151417
Fotos: Beatriz Sales
Categorias