Servidores da Reciprev participam de palestra sobre Pensão por Morte e atualizações da legislação previdenciária

01.08.25 - 12H38
4545

Evento integra o Programa Permanente de Capacitação em Previdência e marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento para os servidores.

Na manhã desta sexta-feira (01), servidores da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores - Reciprev participaram da palestra "EC 103/2019 - E as Novas Regras da Pensão por Morte". A capacitação aconteceu no auditório da sede e foi conduzida por Lindalva Oliveira, advogada e colaboradora da Gerência de Processos Previdenciários.

A realização da palestra atende a um dos requisitos estratégicos do Pró-Gestão RPPS, que trata da promoção da educação previdenciária não apenas para o público externo, mas também para o público interno. A iniciativa está alinhada à meta institucional de fortalecer, ao longo de 2025, a formação e a capacitação contínua dos servidores. Com esse objetivo, a autarquia prossegue com o ciclo de palestras voltadas ao seu quadro funcional e lança o projeto de multiplicadores, utilizando como base o conhecimento técnico de seus próprios colaboradores, chamados de “Pratas da Casa”.

A abertura desse novo momento foi conduzida pelo Diretor-Presidente da Reciprev, Marconi Muzzio, que destacou a relevância do projeto em investir no potencial de futuros capacitadores: "estamos com foco na capacitação do nosso quadro funcional. Acreditamos que investir nessa área é fundamental para alcançar ganhos efetivos. A partir de hoje, iniciamos um cronograma contínuo de formações até o fim do ano, com o objetivo de valorizar as nossas pratas da casa e proporcionar oportunidades de desenvolvimento para todos vocês", afirmou.

Durante a apresentação, Lindalva detalhou as principais alterações nas regras dos benefícios previdenciários, com foco no processo de pensão por morte, como: os critérios atualizados para o cálculo da pensão por morte de servidores ativos e inativos; as novas regras para o acúmulo de benefícios; a definição da duração do benefício conforme a idade e a condição dos dependentes; além dos prazos legais aplicáveis para requerimento da pensão.

Com uma palestra dinâmica que proporcionou um ambiente de troca de conhecimentos, permitindo que alguns servidores conhecessem melhor uma área diferente da sua, a Reciprev reforça o compromisso em promover a educação previdenciária e fortalecer o conhecimento técnico do seu pessoal.