Ampass promove palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Segurança da Informação

10.03.23 - 10H29
palestra Segurança da Informação

O treinamento foi aberto para todo o quadro de servidores e colaboradores da Ampass.

A  Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores - Ampass promoveu, nesta quinta-feira (09), em seu auditório, palestra sobre “Segurança da Informação”. O encontro foi direcionado a todo o quadro de funcionários da Autarquia, entre diretores, gestores e colaboradores, com o objetivo de esclarecer conceitos, condutas e recomendações relativos à segurança da informação dentro da Administração Pública.

Os instrutores foram Wilson Sakaki e João Anísio, respectivamente, analista e técnico de informática da Empresa Municipal de Informática - Emprel. Na oportunidade, eles apresentaram a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD e falaram sobre a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD, responsável por zelar pela proteção de dados pessoais e por implementar e fiscalizar o cumprimento desta lei no país. Foram abordadas, também, recomendações sobre condutas e hábitos sociais digitais.

“A sensibilização é o objetivo primordial deste evento de hoje. É preciso tomar consciência de que este tema agora é lei. Esse cuidado com dados pessoais privilegia os donos das informações, que são os cidadãos que tem alguma relação com o órgão público. A LGPD veio para proteger os cidadãos e para que os órgãos deem proteção total para manter esses dados na salvaguarda. Todo esse trabalho ainda vai ensejar muito treinamento, muitas repetições, para fazer com que se trabalhe com cuidado daqui por diante", pontuou Wilson Sakaki.

O Vice-Diretor-Presidente, Francisco Canindé, analisou: “Aqui, na Ampass, os servidores já vêm sendo orientados, a um certo tempo, sobre a necessidade de cumprimento da LGPD e do Decreto Municipal nº. 35.583/2022. Esta é mais uma oportunidade para difundirmos estes normativos, não apenas de forma teórica, mas trazendo sua aplicabilidade prática, sempre com o objetivo maior de aperfeiçoarmos os serviços públicos. Inclusive, a melhoria constante das nossas atividades é uma orientação do prefeito João Campos.”

Para Manoel Carneiro, Diretor-Presidente da Autarquia, a proteção de dados deve ser um cuidado permanente de toda a Administração Pública: “A LGPD veio para nos orientar sobre a necessidade de proteger os dados pessoais. Nós, da Administração Pública, precisamos estar atentos às suas diretrizes para, cada vez mais, prestarmos serviços públicos mais eficientes e isso passa pela proteção dos dados dos cidadãos.”

A assessora de gabinete e organizadora do evento, Rebeca Talamatu, esclarece que o evento integra o Plano Anual de Capacitação da Ampass, com intuito de atualizar e aprimorar o desenvolvimento profissional e competências individuais.

Todo o cronograma de cursos está disponível no site da instituição e pode ser acessado pelo link: https://reciprev.recife.pe.gov.br/sites/default/files/inline-files/CRONOGRAMA%20ANUAL%202023.pdf