Reciprev obtém classificação máxima no Indicador de Situação Previdenciária (ISP)

12.12.22 - 12H17
ISP 2022

Com o resultado, a Autarquia se mantém como o único RPPS entre as capitais do Brasil a receber nota A.

A Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Ampass), obteve classificação máxima, nota A, na edição 2022 do Indicador de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social (ISP-RPPS), divulgada no último dia 07, no site oficial do Ministério do Trabalho e Previdência. O resultado consolida o município do Recife como a única capital do país a obter essa classificação da Secretaria de Previdência - SPREV.

A classificação é obtida a partir de uma análise dos dados de desempenho dos RPPS relativos ao exercício do ano de 2021, e tem por objetivo avaliar aspectos de transparência, gestão e situação financeira e atuarial das instituições previdenciárias. Um dos aspectos avaliados é a certificação do Pró-Gestão, no qual a Reciprev possui nível III, desde 2019.

O resultado alcançado pela Reciprev evidencia a qualidade do serviço previdenciário do Recife. “Queremos agradecer ao prefeito João Campos o apoio dado à nossa gestão. Os resultados que temos alcançado só são possíveis porque o prefeito entende a importância de fortalecer o sistema previdenciário municipal. Agradecemos também aos nossos companheiros da Diretoria Executiva, aos componentes dos órgãos colegiados e aos servidores da Ampass por todo o empenho e dedicação como os quais exercem suas atividades profissionais. A vitória pertence a todos nós e é um legado para a cidade do Recife!”, pontuou Francisco Canindé, vice-diretor-presidente da Ampass.

“Neste ano de 2022, a Reciprev foi reconhecida pela excelência dos seus serviços de forma extremamente significativa. Inicialmente, em abril, foi recertificada pela Secretaria de Previdência, no nível III do Pró-Gestão, após auditoria realizada pela Fundação Vanzolini. Agora, neste mês de dezembro, alcançamos o nível A no ISP emitido também pela Secretaria de Previdência, sendo Recife a única capital no país a obter este nível. Então, podemos afirmar, com todo orgulho, que alcançamos o reconhecimento nacional pela excelência e transparência na gestão do sistema previdenciário do Município, como preconiza o planejamento estratégico situacional. Resultados como estes nos dão a certeza que estamos no caminho certo!”, complementou Manoel Carneiro, diretor-presidente da Autarquia.

----
ISP-RPPS: O Indicador de Situação Previdenciária (ISP-RPPS) foi instituído pela Portaria MF nº 01, de 03 de janeiro de 2017 (que acrescentou o inciso V ao art. 30 da Portaria MPS nº 402, de 10 de dezembro de 2008) prevendo, entre as competências da Secretaria da Previdência (SPREV) relacionadas aos RPPS, a divulgação do ISP, bem como de sua composição, metodologia de aferição e periodicidade em seu endereço eletrônico na internet.

Acesse o relatório completo pelo link: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-no-servico-publico/indicador-de-situacao-previdenciaria/ISP_2022Relatrio_do_Indicador_de_Situao_Previdenciria.pdf